O plástico e o isopor são derivados de petróleo, enquanto o papel cartão é feito a partir da celulose das árvores. Dentre essas opções a melhor é o papel cartão. Desde a origem, ele leva vantagem por ser feito a partir de uma fonte renovável. Já o isopor e o plástico vêm de recursos finitos. Além disso, é preciso gastar muita energia para extrair petróleo.
Se os três fossem simplesmente jogados no lixo, o papel cartão levaria vantagem por ser biodegradável. Já o isopor tem uma persistência muito longa no ambiente. Estima-se que ele leve de 100 a 400 anos para se decompor. Todo ano, 15 mil toneladas de isopor vão parar no lixo no país, segundo a Associação Brasileira do Poliestireno Expandido.
A principal vantagem do papelão é o processo de reciclagem. O problema é que as pessoas não sabem que o isopor é reciclável, o que acaba inviabilizando o negócio pela pequena quantidade. Mesmo sendo 100% reciclável, o isopor tem a desvantagem de ser extremamente leve e volumoso: mais de 95% do material é ar. Em contrapartida 80% do papelão é reciclado no Brasil.
Então, se você usa embalagens no seu negócio, você é um agente responsável pelo meio ambiente, quando utiliza de papel cartão você está ajudando o mundo a tornar-se um lugar economicamente mais sustentável. Pense nisso!