Desde o ano passado, o gigante de fast food, McDonald’s anunciou que só ofereceria canudos plásticos para os clientes que solicitassem, além disso já estão distribuindo canudos e tampas de papeis em suas refeições. A nova política começou a ser aplicada no Brasil e será estendida para outros países da América Latina e Caribe. A iniciativa faz parte de um compromisso maior da empresa de oferecer 100% das suas embalagens feitas de materiais renováveis, reciclados ou certificados até 2025.
A mesma abordagem também foi adotada pelo concorrente Burger King. As franquias brasileiras não só ofertam canudos de papel para quem solicitar, mas também retirou as tampas plásticas, que agora precisam ser pedidas. A previsão da empresa é evitar o uso de 31 milhões de canudos por ano.
O Bob’s, por outro lado, fez a mudança ficar mais saborosa para os seus clientes. Em vez de adotar canudos biodegradáveis, a rede disponiliza versões comestíveis feitos de biscoito e chocolate para quem pedir um milk-shake. Os Tubetes Shakes já estão disponíveis nas franquias do Rio de Janeiro e São Paulo.
Já a rede Subway reduziu o uso de canudos e tampas plásticas em seus restaurantes da América Latina em 50%, e convidou todos os seus consumidores a fazerem parte da mudança que visa proteger a biodiversidade dos oceanos e sua fauna marinha.
Essas redes de fast foods são grandes responsáveis pelo lixo gerado no mundo, com atitudes como essas conseguimos enxergar atitudes para construirmos um mundo mais reciclável e consciente.