Além dos prejuízos causado pela pandemia, agora alguns setores enfrentam falta de insumos, e consequentemente o aumento do valor na matéria-prima.
Esse é o caso do mercado de papel cartão. O crescimento das compras no comércio eletrônico e dos pedidos de delivery de alimentos provocado pelo isolamento impulsionou a demanda por embalagens de papel no país.
Com esse crescimento rápido, muitos fornecedores de matéria prima não conseguiram dar conta das demandas que surgiram. Sendo assim a ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) enviou ao ministério da economia um pedindo para a redução dos impostos na importação dos insumos, para que não haja um desabastecimento no mercado, considerado tão importante no momento que vivemos.
Com o objetivo de te ajudar a perceber como o mercado de papel afeta o seu negócio, preparamos seis dicas:
1º Falta de matéria prima, devido a pandemia.
Diminuíram o número de profissionais que reciclam os materiais, Com isso, tem faltado matéria prima para a fabricação de bobinas de papel e chapas de papelão, essenciais na fabricação de embalagens
2° Limitação e maior prazo de entrega.
Com a escassez de matéria prima, a fabricação e o prazo de entrega das embalagens tem aumentado, podendo influenciar significativamente no processo de produção.
3º Capacidade de produção menor, por causa da pandemia.
Devido a pandemia, percebemos que a indústria como um todo deu uma desacelerada.
4° Falta de matérias primas importadas
Componentes químicos, e matérias primas que são importadas foram seriamente afetadas pela pandemia em todo mundo, afetando desde a produção até a logística dessas matérias primas.
5° Alteração nos preços
As matérias primas tem recebido ajustes constantes devido a suas escassez e a alta do dólar.
6º Se programe!
Se programar é o melhor caminho para não ter seu negócio mais afetado ainda. Compras antecipadas e com maior prazo ajuda a não ficar desabastecido.