As embalagens com tecnologia de alta barreira promovem maior segurança ao alimento, garantia de origem e manutenção do frescor. Elas inibem o crescimento de microrganismos, aumentam o tempo de comercialização e consumo do produto, além de reduzir as perdas por deterioração.
São materiais empregados na produção da embalagem com capacidade de impedir a entrada ou fuga de substâncias que alterem o produto embalado. Isso vale para a cor, o sabor, o odor, todas as características e propriedades, no caso dos alimentos.
Assim, as barreiras afetam diretamente o tempo de vida útil do produto embalado, especialmente quando se trata de alimento. Este tema ganha especial relevância se considerado o perfil do consumidor brasileiro, hoje muito mais participativo e atento em relação ao que está consumindo.
Ele busca uma comida mais saudável, nutritiva e segura, portanto de boa procedência e qualidade. Por isso, mais que conservar, proteger e transportar alimentos, as embalagens passaram a desenvolver um papel fundamental na manutenção da segurança do alimento e no combate ao desperdício, sem contar sua função comercial.
Com as barreiras seu produto não corre o risco de danificar a embalagem, caso haja gordura, ou umidade seu alimento fica protegido. A durabilidade aumenta e não interfere no processo de reciclagem da embalagem.
Você conhece a empresa que fornece suas embalagens? Pesquise, e procure sempre fornecedores que tenham certificações de higiene e segurança no manuseio de embalagens para alimentos. É a segurança do seu cliente que está em jogo!